Glândulas Salivares

Responsáveis pela produção diária de saliva, as glândulas salivares podem ser divididas em dois grupos:

Glândulas Salivares Menores – formadas por 03 pares

  • Parótidas;
  • Submandibulares;
  • Sublinguais.

Glândulas Salivares Maiores: são aproximadamente 600 a 1.000, presentes desde a cavidade nasal até a laringe.

Dentre todas elas, é mais comum a realização de cirurgias nas Parótidas e Submandibulares. Em relação às disfunções que podem acometer as glândulas salivares, geralmente tratam-se de sialoadenites – conjunto de doenças inflamatórias. Tais inflamações são caracterizadas, normalmente, por edema e a presença de sinais ou sintomas (sintomatologia) dolorosos.

Tumores nas Glândulas Salivares

O que é?

Sabe-se que 80% dos tumores que acometem a parótida são benignos e os 20% restantes são malignos. No entanto, quando fala-se em submandibular, a proporção é diferente: metade dos tumores são benignos e a outra parte é composta pelos malignos. Sendo assim, o risco do desenvolvimento de câncer na submandibular é consideravelmente maior.

Causas

Há poucos estudos que demonstraram claramente as causas ou fatores de risco ligados ao desenvolvimento do câncer na Parótida. No entanto, existe a relação com determinados aspectos, como a exposição à radiação ionizante e o histórico familiar.

Sinais e Sintomas

Geralmente, o nódulo apresenta crescimento progressivo e é indolor. Pode haver paralisia facial e aumento de linfonodos do pescoço e, normalmente, esses sintomas estão relacionados à presença de tumores malignos.

Diagnóstico

Para o diagnóstico é necessário uma análise do tecido, a fim de avaliar se o tumor é benigno ou não. Tal análise pode ser realizada através da PAAF (Punção aspirativa por agulha fina) ou a partir da biópsia.
Podem ser solicitadas também a Tomografia, Ressonância e/ou Ultrassom. Assim é possível diagnosticar a gravidade da lesão e definir o tratamento mais adequado.

Nunca pare de aprender

Áreas de atuação
Conheça os Profissionais

Tire as suas dúvidas

Entre em Contato

Entre em Contato

1148619649

Mande uma mensagem

11 93236-4881

Envie um e-mail

atendimento@oncocp.com.br

Faça uma visita

Rua Pirapitingui, 80 Sala 1402/1404 • Ed. Escritórios Vergueiro • Liberdade • SP

Ainda tem alguma dúvida?