Blog Layout

Câncer de Tireoide tem cura?

jan. 31, 2020
A tireoide é uma glândula do sistema endócrino que controla a produção dos hormônios T3 e T4. Eles são responsáveis por diversas funções no corpo humano, como a frequência cardíaca, a pressão arterial, a temperatura, entre outros.

A glândula pode sofrer alterações na sua forma e função. Dentre os motivos que podem levar a isso, destaca-se o câncer da tireoide, que, na maioria dos casos, tem cura.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que a estimativa de novos casos em 2020 da doença será de 11.950 nas mulheres e 1.830 nos homens.

Nesse artigo, você vai saber em quais casos o câncer da tireoide tem cura e as condições mais propícias para isso acontecer. Boa leitura!

O que é câncer da tireoide?

O câncer na tireoide é uma doença que consiste na presença de um nódulo maligno. Ela ocorre principalmente em mulheres de 30 a 50 anos e, em seu estágio inicial, pode ser assintomática. 
Conforme a enfermidade avança, pode levar ao surgimento de alguns sintomas, como:
  • ínguas no pescoço;
  • Rouquidão ou alteração na voz;
  • Dificuldade para engolir;
  • Falta de ar.
Não se sabe ao certo as causas da doença, porém, alguns fatores elevam as chances dela ocorrer, como:
  1. Idade acima de 45 anos;
  2. Exposição à radiação
  3. Deficiência de iodo;
  4. Hereditariedade.

Quais os tipos de câncer de tireoide e as chances de cura?

O câncer de tireoide se manifesta de 3 formas principais. São elas:

1. Carcinoma bem diferenciado que pode ser o Papilífero ou folicular

O carcinoma papilífero é considerado o tipo mais comum, representando 75% a 80% dos casos. O tratamento para esse tumor costuma ser bem-sucedido e, portanto, ele conta com altos índices de cura. O tipo folicular ocorre em 10% a 15% dos casos, também cresce lentamente, apresenta boas chance de cura, mas com maior risco de disseminação sanguínea para outros órgãos.

2. Medular

É um tipo raro que pode acometer 3% a 10% dos pacientes. Ele costuma ser mais grave, pois pode se espalhar pelos gânglios linfáticos, pulmões ou fígado antes que seja diagnosticado. Logo, esse câncer de tireoide tem boas chances de cura basicamente quando detectado em estágio inicial.

3. Anaplásico

Representa apenas 1% dos casos, porém é o mais perigoso. Quase sempre ele é fatal, visto que progride rapidamente e se espalha para outros órgãos.

Afinal, o câncer de tireoide tem cura?

Sim! A cura é alcançada na maioria das vezes, porém, depende do tipo do tumor e estágio ao diagnóstico. Quanto mais precoce a doença for detectada, maiores são as possibilidades de cura. Estima-se que as chances superam os 90% nesses casos.

Isso ocorre porque, como qualquer tipo de câncer, o tumor pode evoluir, aumentar de tamanho e se espalhar para os linfonodos cervicais ou outros órgãos. Quando isso acontece, é preciso adotar tratamentos com possibilidades de maiores sequelas e menores índices de cura.
Logo, o diagnóstico precoce e tratamento especializado são imprescindíveis para evitar sequelas do tratamento e alcançar altas taxas de cura.

Este conteúdo foi útil para você? Continue no nosso blog para obter mais informações sobre tudo que envolve cabeça, pescoço e tireoide.

Nunca pare de aprender

Áreas de atuação Materiais Educativos Conheça os Especialistas

Agende uma consulta

Tire suas dúvidas

Contact Us

Nos acompanhe 
nas redes sociais

Compartilhe nas redes sociais

Veja todos os nossos artigos


nódulo na tireoide pode ser câncer
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba em quais situações um nódulo na tireoide pode ser câncer e veja como é realizado o diagnóstico da doença para o melhor tratamento. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares tratamento
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba como é feito o diagnóstico e conheça os principais tratamentos para o câncer nas glândulas salivares, que dependem da sua localização. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares
Por OncoCP 27 abr., 2020
Esse tipo de câncer pode atingir qualquer um dos três conjuntos de glândulas salivares. Saiba quais são suas causas e como é realizado o diagnóstico da doença.
Veja mais posts
Share by: