Blog Layout

O que são tumores de garganta?

mar. 25, 2020
O tumor de garganta é um tipo de câncer que se desenvolve nas principais estruturas da região: faringe e laringe. Os tumores de laringe são o segundo mais comum, dentre os tumores da região de cabeça e pescoço, embora possa acometer pessoas de qualquer idade, são especialmente mais comuns nos homens, acima dos 50 anos. Os tumores de faringe são menos comuns, mas têm se tornado mais frequentes em pacientes mais jovens com antecedentes de exposição ao sexo oral.

Os sintomas mais comuns da doença são a persistência (por duas semanas ou mais) de:
  • Alteração da voz (rouquidão);
  • Dor para engolir;
  • Dores na garganta ou ouvido;
  • Tosse;
  • Dificuldade respirar.
Pacientes com tumor de garganta também podem apresentar, além da alteração na voz ou dor para engolir, a presença de nódulos no pescoço (ínguas)

Os tumores desses locais (faringe e laringe), costumam se desenvolver mais rapidamente que, por exemplo, aqueles da tireoide ou de glândulas salivares, tornando ainda mais necessário a busca ajuda médica no início desses sintomas.

Abaixo, falaremos sobre os tipos de tumor de garganta mais comuns e como é possível tratá-los. Boa leitura!

O que são tumores na laringe?

É o tipo de câncer que afeta a laringe, onde estão localizadas as cordas vocais. A doença acomete principalmente homens acima de 50 anos e representa cerca de 25% dos tumores malignos que se desenvolvem na região da cabeça e pescoço.

Esse tipo de tumor de garganta pode ocorrer em qualquer uma das áreas do órgão. Porém, em 2/3 dos casos, ele surge dentro da glote, mais especificamente na corda vocal verdadeira, enquanto o restante se desenvolve na supraglote.

O tabaco e o álcool são os fatores de risco mais significativos para os tumores na laringe. Somente o fumo aumenta em 10 vezes as chances de surgimento. Além disso, refluxo crônico (subida do ácido do estômago para a garganta) também podem causar a doença.

Esse tipo de tumor pode causar sintomas específicos, como alteração na voz e dor na garganta durante a deglutição.

Tumores na faringe: o que são e quais os fatores de risco?

É o câncer que surge na faringe, uma espécie de tubo por onde passa o alimento da boca para o esôfago. Ela pode ocorrer em 2 regiões distintas (na área da garganta):
  • Orofaringe;
  • Hipofaringe.
Embora a faringe também tenha um parte superior chamada de nasofaringe que leva o ar do nariz a laringe:

Assim como ocorre nos demais tipos de tumor de garganta, os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica.

Além disso, pesquisas demonstram a relação entre o vírus do Papiloma Humano (HPV) e o tumor localizado principalmente na orofaringe. Lembrando que a principal forma de contaminação do HPV é através da prática de sexo oral

É possível tratar o tumor de garganta?

Quando diagnosticado em seu estágio inicial, o tumor pode ser tratado e, em 90% das vezes, curado. A escolha do tratamento depende da localização, extensão e estadiamento da doença.

Entre as opções que podem ser indicadas pelo médico, a cirurgia é a mais comum, nos casos iniciais e a quimioradioterapia nos casos avançados.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco e agende uma consulta com um dos nossos especialistas!

Nunca pare de aprender

Áreas de atuação Materiais Educativos Conheça os Especialistas

Agende uma consulta

Tire suas dúvidas

Contact Us

Nos acompanhe 
nas redes sociais

Compartilhe nas redes sociais

Veja todos os nossos artigos


nódulo na tireoide pode ser câncer
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba em quais situações um nódulo na tireoide pode ser câncer e veja como é realizado o diagnóstico da doença para o melhor tratamento. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares tratamento
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba como é feito o diagnóstico e conheça os principais tratamentos para o câncer nas glândulas salivares, que dependem da sua localização. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares
Por OncoCP 27 abr., 2020
Esse tipo de câncer pode atingir qualquer um dos três conjuntos de glândulas salivares. Saiba quais são suas causas e como é realizado o diagnóstico da doença.
Veja mais posts
Share by: