Blog Layout

Como é feita a cirurgia de Câncer de Tireoide?

mar. 12, 2020
A cirurgia é uma etapa imprescindível para o tratamento curativo do câncer de tireoide, tanto nos estádios iniciais quanto avançados da doença. O procedimento cirúrgico também pode ser indicado para o tratamento de nódulos benignos volumosos, que causam sintomas, como uma opção a ablação por radiofrequência. 

O câncer de tireoide é mais comum do que se imagina. Segundo o site do MD Anderson Cancer Center, 53 mil norte-americanos são diagnosticados com a doença todos os anos. No Brasil, segundo dados do INCA, para 2020, as estimativas são mais de 11 mil casos novos.

Apesar da sua incidência ter aumentado em 10% na última década, a taxa de mortalidade diminuiu. Atualmente, as chances de cura quando o diagnóstico é feito de forma precoce pode ultrapassar os 95%.

Grande parte dessa taxa de sucesso na cura recai sobre o tratamento cirúrgico. Conheça tudo sobre ela abaixo!

Como é realizada a cirurgia de câncer de tireoide?

O adequado planejamento cirúrgico dos pacientes com suspeita de câncer de tireoide, começa na avaliação pré-operatória com uma ultrassonografia cervical para o estadiamento da doença, ou seja, para avaliar a presença de eventuais metástases linfonodais além do tumor diagnosticado na glândula. Nos casos de doença localizada, o tratamento cirúrgico do câncer de tireóide pode ser feito com a Tireoidectomia parcial ou total, ou seja, a remoção de metade ou de toda a glândula. A depender de características do paciente e da extensão da doença. Nos casos de doença com extensão extra-tireoidiana ou com acometimento dos linfonodos, o cirurgião faz o chamado esvaziamento cervical, que consiste na remoção dos gânglios linfáticos (ínguas) nas áreas de risco ou acometimento da doença.

Vias de acesso, a cirurgia pode ser feita de forma convencional ou transoral (TOETVA da sigla inglesa). Na cirurgia dita convencional o cirurgião realiza uma incisão (corte) cervical, para que seja possível observar e retirar a tireoide e os linfonodos, quando necessário. Em casos selecionados, é possível realizar a cirurgia transoral, sendo mais comumente indicada para pacientes com maior preocupação estética, com doença inicial, em geral, tumores menores que 2 cm e com tireoide pouco volumosa, sem sinais de tireoidite (inflamação).. Trata-se de um procedimento em que não há corte externo, mas sim na parte interna do lábio, como consequência, faz-se uso de antibiótico para reduzir o risco de infecção. Estes procedimento são feitos com anestesia geral e tem duração média de duas horas.

Nos casos que são indicados a retirada total da glândula, o paciente precisará repor o hormônio tireoidiano para o resto da vida. 

Quais os cuidados necessários no pré e pós-operatórios?

Antes de realizar a cirurgia de câncer de tireoide, o paciente deve realizar uma série de exames, a fim de verificar o estado de saúde. Os mais comuns são:

  • Exames de sangue;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Ultrassom cervical e da tireoide.

É indicado, ainda, que ele faça jejum de 8 horas antes do procedimento e não ingira medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico, como aspirina, nos 7 dias que antecedem a data. Em média, o paciente fica um dia internado e cerca de 7 a 14 dias após o procedimento pode voltar ao trabalho. Nas primeiras semanas após a cirurgia, é recomendado evitar qualquer tipo de esforço físico mais intenso, tais como correr e carregar peso.

Esse cuidado é importante para evitar sangramento, que levaria um abaulamento cervical (inchaço). No entanto, não é recomendado que o paciente fique em repouso absoluto, pode se fazer atividades do dia a dia, sem esforços físicos.

De maneira geral, o pós-operatório é considerado pouco doloroso. Porém, é comum que surjam alguns sintomas, como dor na garganta, que desaparecem com o tempo.

Procure um médico especialista!

É importante ter em mente que o câncer de tireoide possui altas taxas de cura, cerca de 95%, quando tratado de forma adequada, portanto, procure um especialista. 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Escreva para nós no final deste post que esclarecemos para você.

Nunca pare de aprender

Áreas de atuação Materiais Educativos Conheça os Especialistas

Agende uma consulta

Tire suas dúvidas

Contact Us

Nos acompanhe 
nas redes sociais

Compartilhe nas redes sociais

Veja todos os nossos artigos


nódulo na tireoide pode ser câncer
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba em quais situações um nódulo na tireoide pode ser câncer e veja como é realizado o diagnóstico da doença para o melhor tratamento. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares tratamento
Por OncoCP 27 abr., 2020
Saiba como é feito o diagnóstico e conheça os principais tratamentos para o câncer nas glândulas salivares, que dependem da sua localização. Clique e confira!
câncer nas glândulas salivares
Por OncoCP 27 abr., 2020
Esse tipo de câncer pode atingir qualquer um dos três conjuntos de glândulas salivares. Saiba quais são suas causas e como é realizado o diagnóstico da doença.
Veja mais posts
Share by: